sábado, 6 de novembro de 2010

Carreata da Hanseníase em Batalha - 08 a 10 de novembro de 2010

A Prefeitura Municipal de Batalha através da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de Combate a Hanseniase estará disponibilizando aos Batalhenses a Carreta da Hanseníase de 8 a 10 de novembro proximo a praça da matriz de 8 ás 13hs para atendimento clinico de casos suspeitos de hanseníase e durante a noite haverá eventos culturais como a exibição de filmes. Durante esses dias serão realizadas atividades alusivas ao tema, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da identificação dos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce da doença. As ações contarão com a participação dos profissionais de saúde das Equipes de PSF e o MOHAN ( uma ONG que visa o combate a Hanseniase).O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos ficando atrás apenas da Índia.

A HANSENÍASE é uma doença milenar que até hoje segue sendo um sério problema de saúde pública no Brasil, quando atinge os nervos, pode causar incapacidades físicas, gerando deformidades. A doença tem caráter endêmico em todos os estados do país, sendo que a região Nordeste apresenta alto grau de prevalência dos casos, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos.

A sua transmissão acontece por meio de gotas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro, tendo o domicílio como importante espaço de transmissão da doença e tem como principais sintomas:Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade, Área de pele seca e com falta de suor,Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas,Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade ao calor, dor e tato, A pessoa se queima ou machuca sem perceber, Sensação de formigamento.

Portanto , se você se identifica com alguns desses sintomas ou convive com alguem que teve ou tem Hanseniase procure-nos para avaliação.

Se positivo, o paciente recebe a medicação gratuitamente e é orientado a fazer o acompanhamento no posto de saúde de seu bairro, a cura da doença pode ser obtida entre seis meses e um ano. E o que é melhor: quase sempre sem deixar seqüelas. Apesar disso, a falta de informação e o preconceito prejudicam o tratamento e a reintegração na sociedade dos pacientes de HANSENÍASE.Ao contrário da crença popular, o paciente em tratamento pode conviver com a família, no trabalho e na sociedade, sem qualquer restrição

HANSENIASE TEM CURA E O PRECONCEITO TAMBÉM.

Fontes:http://www.prefeituramunicipaldebatalha.blogspot.com/
http://folhadebatalha.com.br/portal/index.php?pg=noticia&id=3628

Nenhum comentário:

Postar um comentário