sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NOTA CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE - DIA 29 DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE

No dia 29 de janeiro de 2012 é comemorado o dia mundial da pessoa com hanseníase. No nosso pais, esse dia de mobilização serve para que os governos e a sociedade acelerarem a eliminação da doença. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reafirma nesta data o empenho e a colaboração no processo de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública.

Nos últimos anos, o Brasil estabeleceu iniciativas contra a hanseníase, mas continua em primeiro lugar do mundo em incidência ao se comparar a proporção da população com o número de pessoas com hanseniase. Sofremos atraso na eliminação desta doença, e se faz necessario restabelecer as ações e alianças com objetivo de avançar na identificaçao, cura e tratamento das sequelas da hanseníase.

Nas tres esferas de governo, com a participação das organizações, entidades e movimentos da sociedade civil, como o MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, procura-se manter na agenda dos gestores e conselhos de saúde, a necessidade de acabar com esta doença e romper com o preconceito milenar que invisibiliza a cura das pessoas atingidas e dificulta o sucesso de programas governamentais.

A luta contra a doença requer profissionais em estado de alerta e devidamente capacitados, para identificar os casos de maneira precoce, evitar a transmissão da doença.

Nos preocupa os estados com altíssimo índice da doença, mas também os estados com baixo índice, pois o diagnostico nestes estados tem sido tardio, e consequentemente as pessoas chegam na unidade básica de saúde com algum grau de incapacidade física.

O medicamento para curar a hanseníase está disponível para todos que buscam tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a comunidade internacional reconhecem o avanço do Brasil no cumprimento da Resolução 65/215 sobre a Eliminação da Discriminação das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e seus Familiares. Foi estabelecido no país uma indenização para as pessoas que foram confinadas em colônias

Convidamos a sociedade, governos e trabalhadores da saúde para colaborar na luta pela eliminação da hanseníase, do preconceito e do isolamento das pessoas atingidas pela doença.

Juntos vamos acabar com a Hanseníase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário