Com o tema "Vamos eliminar essa mancha de Teresina", a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, desenvolve programação voltada para alertar e esclarecer a população sobre a Hanseníase. A atividade está sendo realizada durante esta terça-feira (24), na Praça João Luís Ferreira.
Durante a atividade, que visa lembrar o dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, ocorre a distribuição de folders, exibição de vídeos e apresentação de teatro de bonecos, além de esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de pessoas com manchas suspeitas à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
De acordo com Francisco Formiga, enfermeiro e técnico da FMS, as pessoas que detectarem qualquer mancha vermelha ou branca na pele e sentirem dormência no local da lesão devem se dirigir a uma unidade de saúde. O diagnóstico da Hanseníase consiste em avaliação clínica, com a aplicação de testes de sensibilidade e força motora.
"Para diagnosticar a hanseníase, o procedimento é simples, basta a análise clínica. Somente em alguns casos é necessário uma análise laboratorial. O tratamento dura, em média, de 6 a 12 meses e quando feito de maneira ininterrupta, leva à cura do paciente", afirma Francisco Formiga.
Na quinta-feira (26), as unidades básicas de saúde do município realizarão um mutirão de atendimento, com palestras, distribuição de panfletos e folders, além do atendimento médico para diagnosticar a doença.
Fonte: http://teresina.pi.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário