segunda-feira, 26 de abril de 2010

Proporção de cura da hanseníase aumenta no Piauí

A hanseníase é um grave problema de saúde pública. Seu plano de controle está entre as ações de relevância nacional. O Brasil é o segundo país com a maior quantidade de casos da doença, perdendo apenas para a Índia.

No Piauí, a doença atingiu 2.385 pessoas no ano de 2008. Em 2009, os registros tiveram uma redução de 973 casos, sendo notificados 1.412 casos.

O Ministério da Saúde estabelece parâmetros para proporção de cura de hanseníase nos anos das coortes (período de estudo dos dados), os quais são classificados como Bom (maior ou igual a 90%); Regular (de 75% a 89%) e Precário que aponta resultado acima de 75%.

A proporção de cura da hanseníase no Piauí, no ano de 2002 foi de 76,1%. No ano de 2006, a cura chegou a 76,4%. Em 2008, o percentual alcançou 81,5%.

Esta crescente proporção de cura para a maioria dos anos apresentados pode ser apontada como resultado de ações como o fortalecimento de atividades de monitoramento desenvolvidas pela Secretaria de Estado, junto aos municípios, supervisão e capacitações continuadas em serviço.

Em março deste ano, a Secretaria Estadual da Saúde lançou a campanha “Hanseníase tem cura” - para alertar a população sobre os riscos da doença. Todo material educativo (cartazes, folder´s e outdoors) destacaram sobre o tratamento e sintomas.

A campanha, que foi pensada para ser difundida durante todo o ano, principalmente nos municípios, chamou a atenção para a notificação dos casos da doença e do tratamento gratuito que não precisa de internação.

Em 2009, o Estado implantou a estratégia da supervisão descentralizada, onde os 11 territórios do Piauí possuem supervisores capacitados em assistir o programa de controle da hanseníase em todos os municípios. “Isso permite que a supervisão estadual possa realizar ações mais estratégicas, tais como o acompanhamento com freqüência das atividades realizadas pelos municípios mais endêmicos, o aumento do número de capacitações para os profissionais de saúde, campanhas de maior impacto para a população, entre outras ações”, explicou a coordenadora estadual de doenças transmissíveis, Karina Amorim.

Entre os municípios do Estado que mais notificaram a doença nos anos de 2008 e 2009, Teresina lidera a lista com 1.399 casos. Em seguida, está a cidade de União, com 201 registros e Floriano, com 187 casos. Parnaíba ocupa o quarto lugar, com 184 notificações.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário