quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

HGV atualiza profissionais para diagnóstico da Hanseníase

Com o objetivo de discutir a implantação do Fluxo Diagnóstico das Recidivas, conforme preconiza a nova portaria do Ministério da Saúde (MS), que institui o diagnóstico de recidiva em hanseníase como responsabilidade dos centros de referência; acontece às 14h desta quinta-feira (24), na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas, um encontro com os profissionais das duas referências em hanseníase no Piauí.

Casos de volta da doença (recidiva) acontecem quando o paciente é tratado regularmente e recebe alta por cura e, após um período de incubação, reaparecem os sinais e sintomas da doença.

“O HGV é um dos dois centros de referência no Estado, e já realiza atividades de atualização dos profissionais , como sessões para discutir os casos mais complexos e validação dos diagnósticos”, explica a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HGV , Alaíde Amorim.

No período de 2001 a 2010, a Clínica Dermatológica do HGV notificou 1.115 casos de hanseníase, dos quais 8% foram considerados casos de recidivas.

A Sessão Clínica será conduzida pela Drª Maria Leide Wand-del-rei, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Comitê Assessor da Hanseníase do Ministério da Saúde (MS) e do Adviser Commite Global Leprosy Program/WHO.

O evento será promovido pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HGV, com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário