segunda-feira, 12 de julho de 2010

Carreta da Hanseníase inicia exames na cidade de Esperantina


Tiveram inicio na manhã do dia 05 de julho na Praça Leônidas Melo os trabalhos de consultas e exames com profissionais da carreta de combate a Hanseníase, que esteve fazendo consultas e exames totalmente gratuitos para a população esperantinense.

De acordo com a coordenadora do projeto Morhan no Piauí e no Brasil Lucimar Batista em entrevista exclusiva ao jornalesp.com falou um pouco da finalidade do projeto e quantos dias irão passar no município.

Lucimar Batista disse que a equipe realizará atendimento ao público de segunda a sexta-feira , ou seja, de 05 a 09, no horário das 08:00 as 12:00 horas da manhã.

“O Brasil é o 2º país do mundo com casos de Hanseníase, sendo que, só no estado do Piauí, existem um total de 1.400 casos pessoas infectadas com a doença e em tratamento atualmente existem 2.900 casos, enquanto que no município de Esperantina já foram comprovados seis casos da doença”, declarou a coordenadora.

A coordenadora explicou ainda, que qualquer pessoa que tem uma mancha na pele, que não tem pelos, não doe e não sente sensibilidade pode está acometida de Hanseníase.

Outra informação repassada por Lucimar Batista é a de que as consultas e os exames são feitos na hora, e o paciente já sai do consultório com o resultado se tem ou não Hanseníase.

Vale ressaltar que a equipe do caminhão é formada por duas Enfermeiras, as professoras Ana Leão e Paula Brandão que são especialistas em casos de Hanseníase, além de contar também com a colaboração de algumas estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Quem esteve acompanhando os trabalhos no caminhão de Hanseníase foi o atual Secretário de Saúde Francisco Machado Santana que falou da sua satisfação em está contribuindo com a Saúde da população de Esperantina

Santana disse que a expectativa está sendo muito boa em relação ao caminhão da Hanseníase no município e falou que esse projeto vem descobrir realmente quem tem esta doença.

“O paciente que se consultar e estiver realmente com a doença já é encaminhado diretamente para realização do tratamento em um dos nossos Postos de Saúde”. Declarou o Secretário.

Francisco Santana aproveitou para elogiar toda a equipe do caminhão dizendo que são excelentes profissionais, que são voluntários não cobraram nada para estarem no município fazendo esse trabalho que é gracioso para a população.

“Para se ter uma idéia a Prefeitura Municipal de Esperantina através da nossa Secretaria de Saúde, apenas está arcando com a hospedagem e a refeição de toda equipe, enquanto por outro lado a população recebe este valioso beneficio” finalizou Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário