terça-feira, 18 de maio de 2010

Caminhão leva médicos a pontos de Teresina para diagnóstico da hanseníase

Caminhão leva médicos a pontos de Teresina para diagnóstico da doença. Hoje caminhão está na Santa Maria.

O Piauí está na região com maior incidência de hanseníase do país. Somente no ano passado foram registrados cerca de 600 casos. A preocupação das instituições que tratam da doença é com o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura rápida.

Para levar mais informação e possibilidade de diagnóstico à população de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde, o grupo Mohan e outras instituições estão levando a bairros da capital um caminhão com quatro consultórios.

Segundo o coordenador do projeto, enfermeiro Francisco Formiga, a hanseníase é uma doença milenar e em Teresina a demanda de atendimentos é muito grande. Isso porque vêm principalmente pacientes do interior do Estado e do Maranhão fazer tratamento.

"Como a demanda é grande e o número de casos é preocupante, temos que descentralizar e levar o máximo de informação à população. A hanseníase tem cura e é importante que o diagnóstico seja feito precocemente", afirma Francisco Formiga.

Hoje o caminhão com atendimento médico para diagnóstico da doença está na Santa Maria da Codipi, ao lado do hospital Mariano Castelo Branco. Além da região norte, o caminhão irá para o Parque Piauí e para o Dirceu Arcoverde.

http://saude.teresina.pi.gov.br/news/popup1.asp?id=328

Nenhum comentário:

Postar um comentário