terça-feira, 19 de junho de 2012

Artur Custodio Morhan receberá Titulo de Cidadão Piauiense - iniciativa da Deputada Flora Izabel-PT.

Coordenador Nacional do Morhan será homenageado

A deputada Flora Izabel apresentou também projeto que concede o título de cidadania piauiense ao carioca Artur Custódio Moreira de Sousa que vem prestando serviços à sociedade piauiense como coordenador Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase(MORHAN) e como conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no combate à hanseníase em vários municípios do Piauí.

“Este trabalho desenvolvido pelo Artur Custódio e pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase no Piauí (MORHAN) está fazendo grande diferença no Estado na luta de enfrentamento aos casos de hanseníase, o que tem contribuído para a redução dos índices e para o diagnóstico precoce da doença, favorecendo o tratamento e evitando graves sequelas”, falou Flora.

Artur empenhou-se para trazer a Carreta da Saúde para o Estado do Piauí, respeitando e priorizando o pedido dos militantes do MORHAN no Estado. A carreta passou pela maior parte dos municípios do Estado, identificando centenas de casos de hanseníase.

“Pelo amor que dedica historicamente à causa da hanseníase e especificamente a melhoria da qualidade de vida dos piauienses, defendo com amplo empenho a concessão do título de Cidadão Piauiense a Artur Custódio, que já o considero um piauiense de coração”, explicou Flora.

Há 27 anos Artur atua na defesa dos direitos da pessoa atingida pela hanseníase e no combate ao preconceito, é uma das referências no combate à hanseníase no Brasil, no Mundo. Em todos esses anos atuou junto com lideranças locais em várias oportunidades no Estado do Piauí, mobilizando secretários municipais, Conselho de Secretários Municipais de Saúde , articulações de Prefeitos, entidades religiosas e entidades privadas.

Conseguiu, com apoio do MORHAN de todos os Estados a indenização das pessoas que foram internadas compulsoriamente nas antigas colônias de hanseníase, colocando o Brasil na frente da defesa dos direitos Humanos em Hanseníase, e desta forma, beneficiando diretamente dezenas de pessoas da antiga colônia de Parnaíba e indiretamente influindo na condução da política de Direitos Humanos de hanseníase no Piauí. Por diversas vezes, em datas comemorativas familiares, Artur abdicou da participação em função de compromissos no Estado do Piauí.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário